Desvendando os Segredos da Força: Os Diferentes Tipos de Potência que Você Precisa Conhecer!
Quando falamos que alguém é forte, logo imaginamos que este alguém consegue levantar muito peso, não é mesmo?
Mas vou propor uma situação um pouco diferente:
Imagine que tem duas pessoas fazendo supino. A pessoa “A” levanta 150kg uma única vez e a pessoa “B” levanta “apenas” 100kg.
Logo concluímos que a pessoa “A” é a mais forte.
Agora imagine que essas mesmas pessoas colocam uma sobrecarga de 50kg no mesmo supino. A pessoa “A” consegue levantar 10 vezes e a pessoa “B” consegue 15 vezes. Concluímos que a pessoa “B” é mais forte.
Mas afinal de contas, qual pessoa é a mais forte? A “A” que levanta mais peso em um movimento ou a “B” que levanta uma mesma quantidade de peso mais vezes?
E ai descobrimos que a resposta não é assim tão simples como imaginávamos de imediato.
A questão é que a capacidade física “Força” possui algumas manifestações diferentes, 3 para ser mais exato.
Quais são as manifestações da Força?
A força é divida em 2 tipos em relação ao deslocamento do peso:
Força Isométrica: É a força aplicada sem que ocorra um movimento na articulação. É comum em exercícios estáticos, como pranchas e flexões de parede.
Força Dinâmica: Refere-se à força aplicada durante um movimento que ocorre na articulação. Pode ser subdividida em força concêntrica (contração muscular enquanto o músculo encurta) e força excêntrica (contração muscular enquanto o músculo se alonga).
A Força Dinâmica se divide em 3 principais tipos:
Força Máxima: É a capacidade máxima de realizar contração muscular, gerando assim o máximo de tensão e torque músculo-articular. Em uma linguagem mais simples, é o máximo de peso que se consegue levantar em uma contração.
O treinamento desta manifestação se caracteriza pelo curto número de repetições, tradicionalmente entre 1 e 3, e uma sobrecarga muito alta.
Resistência de Força: É a capacidade de gerar contrações musculares subseqüentes por um período de tempo. Em uma linguagem mais simples, é o máximo de repetições que se consegue fazer com um mesmo peso.
O treinamento desta manifestação se caracteriza pelo alto número de repetições, tradicionalmente entre 15 a 25, e uma sobrecarga mais baixa.
Força Explosiva ou Potência Muscular: É a capacidade de gerar contrações em um curto período de tempo gerando a maior força, e conseqüentemente aceleração possível (F=ma). Em um linguajar mais técnico, a Potência muscular é a derivada da “Função Força” em relação ao tempo (dF/dt).
O treinamento deste tipo de manifestação se caracteriza pela execução extremamente rápida da fase concêntrica, gerando o máximo de aceleração possível na sobrecarga.
Ok Fábio, muito bonito tudo isso, mas eu quero ficar monstrão!!! E a hipertrofia onde fica!?
Afinal, eu treino com séries de 8 a 12 repetições, todo mundo sempre me falou que era esse o protocolo de treino pra ficar monstrão. Por que essa faixa de repetições não se encaixa em nenhuma das manifestações de Força que você mencionou!?
Calma, jovem. No “post” que vem eu vou explicar o que, aqui no Brasil, os acadêmicos chamam de força hipertrófica, ai tudo fará sentido pra você!!!
Se você quiser saber mais profundamente sobre Treinamento e como conquistar seus sonhos, fica aqui o meu convite para você acessar agora mesmo nosso canal do YouTube e assistir os nossos cursos completos sobre Bodybuilding, musculação e fitness. E o melhor! 100% GRÁTIS!
Um grande abraço e sucesso!
Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do ELITE MAROMBA.